PROJETO "SIMPATIA"
(1974)

X
  • DEPOIMENTOS (1/1)
  •  
    X
     
    Trecho de carta de Flávio Império para seu cunhado Ernst Hamburger sobre possível reforma da sede de seu sítio em São Luiz do Paraitinga, SP.

    © Flávio Império

    Bem, minha gente, eis um "projeto" que me pareceu simpático.

    Aconselho, em primeiro lugar, intere$$ar o pessoal da Esther no desenvolvimento dele. Proponho que a "reforma"da casa velha seja curtida por eles, in loco, pra aproveitar tudo que seja possível e improvisar soluções.

    Wolf, não se apresse nessa parte. Deixe o telhado como está, até eles decidirem tudo.

    Enquanto eles curtem o melhor jeito de preservar o que já existe, trate junto a eles de fazer o "novo". Aposto como assim será a forma menos desgastante  para você.

    Eu não quero mais nem saber desse projeto. Pra eu fazer uma coisa dessas me mudaria pra lá. Por muito menos me mudo pros teatros… De outro modo não sei fazer nada. Sou como os arquitetos medievais, trabalho na obra, a obra.

    Em segundo lugar interesse algum deles diretamente na obra toda.

    O "projeto simpatia", que te mando, é só um roteiro de obra que você não saberá tocar sozinho, mas um aluno da FAU saberá.

    Sei que estou dando um nó na tua cabeça, porém não tem outro jeito. Você quis dar um nó na minha pelo telefone e quase conseguiu.

    (preâmbulo desnecessário)

    Arquitetura não é uma coisa necessariamente especializada, porém, se provocada ela pinta com tudo ou não pinta.

    1a lição: arquitetura não é planta. Isso não é teoria, é prática. Arquitetura é espaço e construção. A planta é uma simples forma plana onde se representa o chão e não é suficiente nem pras formigas passearem.

    FLÁVIO IMPÉRIO

    PROJETO "SIMPATIA"
    (1974)