TODO ANJO É TERRÍVEL | X |
Logo depois de Um bonde chamado desejo convidei Flávio para fazer comigo Todo anjo é terrível, com a Madame Mourineau, o Ronaldo Daniel e o Renato Borghi. Era uma peça americana baseada num romance muito bom, mas em si não era um grande texto ... mas ele construiu um cenário também maravilhoso, usando a verticalidade. A gente tem fotos belíssimas de uma cena que acontecia no segundo andar, entre a Célia Helena e a Madame Mourineau. Parece cinema. Tinha a casa da pensão, seus hóspedes e escada para a parte superior que era o quarto, onde a Célia Helena morava, e na frente uma marmoraria. O próprio Flávio esculpiu o maravilhoso anjo que compunha o cenário.
O cenário tinha uma coisa fabulosa: no final do espetáculo, a dona da pensão ficava possessa com a situação da crise criada na família, e sacudia os apoios do alpendre da pensão e o cenário inteiro caía. Era uma coisa doida, um cenário assim, construído de uma maneira tão sólida, realista e Madame Morineau o desconstruía.
Essa foi uma fase do teatro em que a gente ainda estava bastante ligado a Stanislavski, ao Actor’s Studio, a Eugênio Kusnet, ao realismo, essa coisa toda, até que veio o golpe de 64, e nós começamos a trabalhar no teatro que não fosse realista, o teatro épico, com a influência do Brecht.
JOSE CELSO MARTINEZ CORRÊA