RODA VIVA
(1968)

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  • DEPOIMENTOS (3/3)
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    José Celso Martinez Corrêa
    EX_POR_SE
    Poema dedicado a Flávio Império
    Exposição REVER ESPAÇOS
    Centro Cultural São Paulo
    1983

    © José Celso Martinez Corrêa

    DA "RODA VIVA:, IMEDIATAMENTE
    ELE INVENTOU UM PALCO VÍDEO DE TELEVISÃO,

    DE UM LADO SÃO JORGE E O DRAGÃO E

    DO OUTRO A COCA_COLA _ MAS UM MERO ALTAR_

    NO PALCO ALTAR DOS PROTAGONISTAS,

                                       DOS ÍDOLOS,

                                       DOS SANTOS, MAS A AÇÃO SE PASSAVA NA PLATÉIA.

    NA SALA CERCADA DE SLIDES POR TODO O LADO

    COM IMAGENS REPRODUZIDA DO ÍDOLO _

    COMO UM TERREIRO ELETRÔNICO MESMO;

                                                   O PÚBLICO SENDO COMIDO E TRANSADO COMO PERSONAGEM

                       PELOS COROS QUE SAIAM DOS VÍDEOS

                                                                               GRITANDO "COMPRE, COMPRE"

    E AGARRAVAM_SE ÀS PESSOAS
    E CELEBRAVAM UM RITO E 3 TEMPOS                _O ÍDOLO POP

                                                                                        _O ÍDOLO POLÍTICO, DE CARA FEIA E PUNHO FECHADO

                                                                                        _O ÍDOLO HIPPIE.

    EM CADA UMA DESSAS TRANSAS

    MUDANÇAS NAS CENOGRAFIAS, ROUPAS,

    UM TRITURAR COMPLETO

                                                            DE TODA INFORMAÇÃO DA ÉPOCA NUMA RODA VIVA. EU CREIO QUE

    RODA VIVA

    QUE VIVEU O TEMPO
    QUE DUROU 68, ALGUNS MESES,

    ANUNCIOU OS GRITOS REVOLUCIONÁRIOS,

    DO ENCONTRO APAIXONADO DE UM TEATRO POPULAR BRASILEIRO

                                                                                             DE RITOS PROFANATÓRIOS_

    DE TRANSFORMAÇÃO DOS TABUS COLONIAIS BRASILEIROS

                                                   EM TOTEM.

    AÍ ERA PRECISO TRABALHAR COM TABUS

                                                                     OS SIGNOS DOS SUPER RITUAIS.

    FLÁVIO ESPECIALIZOU_SE

    NOS FIGURINOS DE PARAMENTAÇÃO.

             NO SENTIDO FETICHISTA DE

             ROUPA DE CERIMÔNIA;

                                                            CADA ACESSÓRIO, CADA PEÇA QUE VAI CRIANDO

    UM PERSONAGEM DE SANTO, DE MESTRE, DE PROTAGONISTA.

    DE UM LADO, OS COROS VESTEM. MAS DEPOIS

                               OS COROS DESPEM E

                                                                               CARREGANDO SEU ÍDOLO EM ANDOR DE PROCISSÃO,

    ATIRAM ELE FORA NÚ

    E VIRAM OS COROS DAS
    BÁRBARAS MACACAS DE AUDITÓRIO

    QUE COMEM A CARNE CRUA

                                                            DO FÍGADO,

    DO SEU ÍDOLO DE PROTESTO,

    DE GOLA ROLÊ, DE CHAPÉU DE CANGACEIRO,

    E DÃO LUGAR _ À NOSSA SENHORA APARECIDA HIPPIE: "MODELOS"

    OS FOTÓGRAFOS OFICIAIS NA ÉPOCA_ DANÇARAM

    SÓ FOTOGRAFAVAM O PALCO

    _ A PLATÉIA ERA ÁREA IMUTÁVEL SACRALIDADE _

    E A AÇÃO SE PASSAVA

    NO ESPAÇO TODO, COMO NUMA RODA.

    SÓ OS FOTÓGRAFOS LOUCOS VIRAM CERTO. MAS É DIFÍCIL ENCONTRAR SUAS FOTOS HOJE.

    NA ÉPOCA REINVIDICAMOS À RUTH ESCOBAR E JOHN KANTOR, PRODUTORES, E FOI ACORDADO

    DIREITOS PARA A CENOGRAFIA

                                   E FIGURINOS DE FLÁVIO,

                                         COMO DO AUTOR, DO MÚSICO, POIS

    ERA UM TRABALHO ICONOGRÁFICO DE SANTEIRO,

    PARA SER LIDO COMO UMA DRAMATURGIA,

    UMA PAUTA MUSICAL.

                                                   DULCE MARIA FAZIA A PRODUÇÃO EM 16 DIAS

    AO MESMO TEMPO QUE GUERREAVA COM A REPRESSÃO

    VIOLENTA QUE VINHA VINDO.

    EU ESTAVA EM ENSAIO TODOS OS DIAS

    TRANSANDO E CANTANDO COM OS COROS.

    FLÁVIO VINHA, VIA, A GENTE FALAVA

    _ E SAIA TUDO LINDO

                                                   UM TRABALHO CASAVA COM OUTRO E

    ERA UMA ANTROPOFAGIA SÓ_

    ACHO QUE O TEATRO DE ESTÁDIO

                           O TEATRO POPULAR NO BRASIL,

    TEM MUITO A RECEBER
    DOS CONHECIMENTOS DE SIGNOS -

    NA ROUPA QUE FLÁVIO TRAZ. É A RUMBA RITUAL DE UM KABUKI BRASILEIRO

                                                               É A ROUPA RITUAL_ LIGADA À UM ESPAÇO_TERRA,

    ESCLARECEDOR DA FIGURA HUMANA _ EM 1º PLANO_

    AÍ VEIO O ATAQUE FÍSICO À ESSA

                                                                     REVOLUÇÃO CULTURAL.

    JOSÉ CELSO MARTINEZ CORRÊA

    RODA VIVA
    (1968)