MATRIZES, FILIAIS & COMPANHIAS | X |
Uma sensível mostra de matrizes e filiais
"Matrizes, Filiais e Companhias" é o título da exposição do Sesc que reúne obras dos artistas Flávio Motta, Flávio Império, Cláudio Tozzi e Renina Katz.
O elenco de desenhos de Flávio Motta, visto no seu conjunto, demonstra que o artista, um dos mais sensíveis teóricos da arte do País, inscreve o desenho das formas e dos objetos sobre o papel movido por agudo espírito crítico. O artista faz na realidade a escritura profunda da imagem, incorporando-a com ironia, humor e ceticismo. Os títulos das obras complementam os desenhos e ampliam seu significado. A rigor, pode-se considerar a obra gráfica do artista fundada na relação triádica formada pelo instrumento gráfico, pelo tema e pela legenda. Com estes componentes Motta constrói seu vocabulário plástico que oferece uma leitura dupla das imagens: uma essencialmente visual e outra profundamente crítica.
Flávio Império faz serigrafia sobre retalhos – carne-seca - de estamparia selecionada nos balcões de venda de tecidos populares. O artista aproveita o desenhos que resta nos tecidos cirando outros, de sua autoria.
Flávio Império constrói sua obra gráfica com os restos, as marcas que sobram no tecido feitas por trabalho anônimo dos designers. Ele recupera um trabalho industrial, trazendo-o ao presente sob a forma de arte; essas serigrafias têm um significado romântico e arqueológico profundos. A realidade, ou seja, a aparência do mundo real, presente está nos objetos passados, gastos e preteridos. O aproveitamento das coisas anônimas cria um suporte concreto para desmitificar a criatividade da elite intelectual, pois o arranjo das formas é o mesmo, tanto nos panos com os quais a maioria se cobre quando nos arranjos feitos pelo artistas nas serigrafias. Com este sentido crítico, o artista faz suas serigrafias na “carne seca” – pano endurecido pela tinta - acrescentando às formas anteriores da estamparia a sua própria criação. Flávio Império participa por esse meio de um processo criativo mais amplo, redistribuindo o gosto e o prazer estético das maiorias às camadas minoritárias de maior poder aquisitivo. As serigrafias impressas sobre o tecido elevam o pano à categoria de suporte plástico anticonvencional e criam um espaço artístico embandeirado, vigoroso e descontraído.
RADHA ABRAMO