ANDORRA | X |
…
AÍ FOMOS NOS ENCONTRAR EM ANDORRA _
ERA PARA SE FAZER UMA PEÇA TODA COLORIDA
“PENA QUE ELA SEJA UMA PUTA” MAS
VEIO O GOLPE DE 64 E PARTIMOS PARA UMA PEÇA _
UMA CENOGRAFIA BRANCO E PRETO :
SÓ MOURINNEAU VESTIA VERMELHO .
ERA A ESTRANGEIRA .
DESTA VEZ OS CENÁRIOS VINHAM EM CARRINHOS LATERIAIS
O TEATRO DEVIA ESTAR PINTADO DE PRETO _ NO PALCO_ARENA
PAINÉIS LATERAIS BRANCOS _ ILUMINADOS POR DENTRO.
ASSIM, O BRANCO CAIADO DA CENA DA PARAMENTAÇÃO
DO PADRE
QUE SE TRANSFORMAVA EM CARRASCO.
PASSAVA DE VITRÔ DE IGREJA
PARA UMA CRUZ EM CHAMAS DA KLU KLUX KLAN .
DEPOIS DO REALISMO , NÓS QUERÍAMOS COMER O TEATRO DE BRECHT .
ENTÃO QUERÍAMOS DESTACAR BEM
CADA TRANSA _
CADA CENA UM CENÁRIO MÓVEL_CORES
FORMAS ARQUETÍPICAS _
O ESSENCIAL PARA DEMONSTRAÇÃO DE UM TEOREMA _
COMO SE FABRICA UM BODE ESPIATÓRIO _
O SUSPENSE VINHA DA CENOGRAFIA
TOTALMENTE DESPOJADA _ CADA LAPIS
_ CADA PEQUENO OBJETO TENDO
UM DESTAQUE NÍTIDO NOS FUNDOS BRANCOS
DE ESTOPA CAIADA _
CARPETE NEGRO_CINZA NO CHÃO _ O SUSPENSE
A NOÇÃO VINHA DO RIGOR
VISUAL ICONOGRÁFICO
QUE TRANSFORMAVA
O TEXTO FRIO SUIÇO
NUM EXUZAR A CAÇA ÀS FEITICEIRAS
DO GOLPE DE 64 .
NA ÉPOCA FOTOGRAFAMOS
TODOS OS MOMENTOS CÊNICOS _ COMO FAZIA
O TEATRO DE BRECHT : O “MODEL BOOK” .
IMAGINE PARA AS OUTRAS VERSÕES DAS PEÇAS
DE BRECHT SEREM POLICIADAS
POR ESTE “MODELO” _ AQUI , ESSAS FOTOS .
FORAM TRANSFORMADAS NUMA
BELA FOTONOVELA EM CAPÍTULOS POR
ANA HELENA CAMARGO.
_ POIS FOI FEITA NA ÉPOCA POR ATORES DE TELEVISÃO DE HOJE _
E É REALMENTE UM TRABALHO DE CORDEL URBANO,
NO VISUAL , UMA FRIEZA BRECHTIANA,
UMA LIMPEZA SUIÇA _ PRÁ UM SENTIMENTO
RELIGIOSO PAULISTA DO BEXIGA_BRASILEIRO_BODE DE 64 .
JOSÉ CELSO MARTINEZ CORRÊA