ANDORRA
(1964)

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  • DEPOIMENTOS (2/2)
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    José Celso Martinez Corrêa
    EX_POR_SE
    Poema dedicado a Flávio Império
    Exposição REVER ESPAÇOS
    Centro Cultural São Paulo
    1983

    © José Celso Martinez Corrêa

    AÍ  FOMOS  NOS  ENCONTRAR EM ANDORRA _

         ERA PARA SE FAZER UMA PEÇA TODA COLORIDA

                                       “PENA QUE ELA SEJA UMA PUTA”  MAS

    VEIO O GOLPE DE 64 E PARTIMOS PARA UMA PEÇA _

    UMA CENOGRAFIA BRANCO E PRETO :

                                                      SÓ MOURINNEAU VESTIA VERMELHO .

                                                      ERA A ESTRANGEIRA .

    DESTA VEZ OS CENÁRIOS VINHAM EM CARRINHOS LATERIAIS

                   O TEATRO DEVIA ESTAR PINTADO DE PRETO _ NO PALCO_ARENA

    PAINÉIS LATERAIS BRANCOS _ ILUMINADOS POR DENTRO.

    ASSIM, O BRANCO CAIADO DA CENA DA PARAMENTAÇÃO

                                                         DO PADRE

    QUE SE  TRANSFORMAVA EM CARRASCO.

    PASSAVA DE VITRÔ DE IGREJA

                  PARA UMA CRUZ EM CHAMAS DA KLU KLUX KLAN .

    DEPOIS DO REALISMO , NÓS QUERÍAMOS COMER O TEATRO DE BRECHT .

                ENTÃO QUERÍAMOS DESTACAR BEM

                                                               CADA TRANSA _

                                                                CADA CENA UM CENÁRIO MÓVEL_CORES

                                                              FORMAS ARQUETÍPICAS _

    O ESSENCIAL PARA DEMONSTRAÇÃO DE UM TEOREMA _

         COMO SE FABRICA UM BODE ESPIATÓRIO _ 

    O SUSPENSE VINHA DA CENOGRAFIA

    TOTALMENTE DESPOJADA _ CADA LAPIS

                                         _ CADA PEQUENO OBJETO TENDO

    UM DESTAQUE NÍTIDO NOS FUNDOS BRANCOS

                                     DE ESTOPA CAIADA _

    CARPETE NEGRO_CINZA NO CHÃO _ O SUSPENSE

    A NOÇÃO VINHA DO RIGOR

                                               VISUAL ICONOGRÁFICO

    QUE TRANSFORMAVA

    O TEXTO FRIO SUIÇO

                                 NUM EXUZAR A CAÇA ÀS FEITICEIRAS

                                                                                      DO GOLPE DE 64 .

    NA ÉPOCA FOTOGRAFAMOS

    TODOS OS MOMENTOS CÊNICOS _ COMO FAZIA

    O TEATRO DE BRECHT : O “MODEL BOOK” .

          IMAGINE PARA AS OUTRAS VERSÕES DAS PEÇAS

                  DE BRECHT SEREM POLICIADAS

                          POR ESTE “MODELO” _ AQUI , ESSAS FOTOS .

    FORAM TRANSFORMADAS NUMA

    BELA FOTONOVELA EM CAPÍTULOS POR

    ANA HELENA CAMARGO.

    _ POIS FOI FEITA NA ÉPOCA POR ATORES DE TELEVISÃO DE HOJE _

    E É REALMENTE UM TRABALHO DE CORDEL URBANO,

    NO VISUAL , UMA FRIEZA BRECHTIANA,

    UMA LIMPEZA SUIÇA _ PRÁ UM SENTIMENTO

                                                 RELIGIOSO PAULISTA DO BEXIGA_BRASILEIRO_BODE DE 64 .

    JOSÉ CELSO MARTINEZ CORRÊA

    ANDORRA
    (1964)