Novamente trabalhando sobre o "palco-sanduiche" do Teatro Oficina, Flávio Império concebe solução original. Se outrora desenhou o espaço de ação explorando a verticalidade do teatro - Um bonde chamado desejo e Todo anjo é terrível - agora toma como base do jogo os recursos da horizontalidade, construindo um universo visual em branco e preto.
O espaço do palco, conformado por altas superfícies brancas laterais, recebe os cenários móveis. Cada ambiente da cidade é apresentado por plataformas sobre rodas, compostas pelo mobiliário e objetos característicos, que se revezam em cena utilizando os corredores laterais às duas platéias. Painéis em backlight trazem desde dizeres e anúncios típicos do teatro épico para a praça central de Andorra, como também desenham o vitral da sacristia conformando o espaço para a importante cena da "paramentação" do Padre.
Os figurinos e a maquiagem criavam figuras surpreendentes a partir de enchimentos e da confecção de roupas em materiais pouco convencionais, em uma abordagem claramente brechtiana.
Em épocas que Andorra era uma aldeia branca e generosa, o pai de Andri, não querendo assumir a paternidade fora do casamento, inventa que seu filho é uma criança judia adotada e o traz para o seio da família. Em outros tempos adotar alguém de uma raça perseguida era sinal de compreensão. Com o passar do tempo as coisas se modificam. A cidade vizinha, dos homens pretos passam a perseguir judeus e exigem da população de Andorra que os denuncie. Andri não é judeu, mas nem ele mesmo, nem a população acreditam no contrário, apesar do pai confessar sua mentira. Na Praça Pública, o Inspetor de Judeus classifica-os. Andri será o único qualificado como judeu. A mãe adotiva, a irmã e o pai protestam contra a prisão, mas a força crescente de uma imagem forjada é indestrutível. Dos bolsos revistados de Andri caem moedas e ele se nega a entregar o anel que recebeu da verdadeira mãe. Gestos cabíveis de um ser acuado, são imediatamente classificados como reação judaica.
A população, após a prisão e sacríficio do rapaz, finge que nada aconteceu e que Andri não foi morto. Tudo continua em paz. Apenas a irmã enlouquecida começa a pintar de branco o calçamento da praça procurando recuperar à pureza carcterística da cidade de outrora. No programa a indicação: Andorra não tem nenhuma relação com o Principado de Andorra, país existente na Cordilheira dos Pirineus, é uma cidade imaginária e simbólica.
Max Frisch (1911-1991) romancista, ensaísta e dramaturgo foi considerado uma das figuras mais marcantes da intelligentsia suíça. Muitas de suas peças foram criadas no Schauspielhaus, de Zurique, fortaleza do teatro antifascista, ponto de reunião de suíços e imigrados.
Estreada no Teatro Oficina em 10 de outubro de 1964, Andorra vai além de um texto anti-semita. Mostra o perigo da criação de imagens na mente humana, gerando a intolerância e a crueldade. Concebida seis meses após o golpe militar no Brasil era o protesto, ainda que sutil, do Teatro Oficina contra o regime ditatorial que se instalava no país.
SONOPLASTIA GILBERTO P. DA SILVA CENOTÉCNICA ARQUIMEDES RIBEIRO MAQUINISTA ADOLFO ...