OS FUZIS DE DONA THEREZA
(1968)

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  • REPERCUSSÃO (4/4)
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    Jornal de Nancy
    L'est Republicain
    29 de abril de 1969
    Tradução Beto Mainieri

    © Martine Borrely

    Os Fuzis da Senhora Carrar

    O tema:
    A Espanha de 1936. As brigadas internacionais. O combate revolucionário de todos os tempos. Os brasileiros se apropriaram do teatro do Brecht  só como pretexto a um discurso muito maior, amplificado, dilacerado em todas as suas dimensões. O texto inicial é bombardeado de citações que atualizam suas intenções e dão à sua mensagem uma dimensão política universal.

    A realização:
    Barroca e grandiosa, concebida como um cerimonial audiovisual aonde som e imagem se lançam em um longo diálogo lírico. Sobre o plano inclinado do palco, em frente a uma cruz extravagante, a ação se inscreve numa sucessão de imagens nitidamente recortadas, carregadas de uma forte densidade emocional que os faz explodir episodicamente, lançando os atores sobre a platéia. A cerimônia litúrgica final, ao mesmo tempo, missa negra e celebração solene, simples e mística, traz a esse teatro, que quer falar aos sentidos mais que ao espírito, uma conclusão de força extraordinária.O fervor, a sensualidade, a violência do temperamento latino americano imprimem a esse espetáculo uma marca estranha e inesquecível.

    Finalmente:
    Se você não viu, corra a ver hoje a noite...

    MARTINE BORRELY

    OS FUZIS DE DONA THEREZA
    (1968)