UM BONDE CHAMADO DESEJO
(1962)

X
  • REPERCUSSÃO (2/4)
  •  
    X
     
    O Estado de S. Paulo
    6 de abril de 1962

    Acervo Flávio Império

    © FotografIa de Kiyoshi Arak

    Maria Fernanda e Blanche Dubois
    A próxima estréia do Teatro oficina é a peça de Tenessee Williams, Um bonde chamado Desejo.

    Blanche Du Bois, personagem principal da peça, foi representada por Vivian Leigh no filme Uma rua chamada pecado. Maria Fernanda fez esse papel em Salvador, quando a peça foi levada pela Escola de Arte Dramática da Universidade da Bahia. Agora com a nova encenação da peça pelo Teatro Oficina, o papel foi confiado novamente a Maria Fernanda.

    O entusiasmo da atriz pela personagem é enorme. Conta Maria Fernanda que conviveu com os loucos de um manicômio para poder fazer melhor a neurótica que o papel exige. Teve também que pintar os cabelos de loiro. Perdeu três quilos e promete que vai chegar nos 43 quilos antes da estréia.

    Mas, não é só entusiasmo que Maria Fernanda sente por Blanche Du Bois. Ela a defende e se identifica com ela: “Todos nós somos uma Blanche. Seu drama é o de todos nós, é nosso cotidiano. É a busca de tudo o que queremos e que não temos: esse é o sentido do titulo Um Bonde Chamado Desejo. Blanche representa simbolicamente toda trajetória humana que é válida porque é cumprida”.

    Diz que a mensagem de Blanche é “humana porque mesmo sabendo da impossibilidade do diálogo humano ela tenta encontrar o caminho que todos nós percorremos para sobreviver, para poder dialogar. Suas tentativas são um constante e coerente caminho de busca desse dialogo, da compreensão e do carinho. Mesmo na loucura Blanche não se conforma e faz a sua última tentativa: tem um gesto de ternura para com os outros”.

    Acrescenta que a sua simpatia pela personagem cresce cada vez mais: sempre que percebo que apesar de optar por soluções fáceis, Blanche esperava encontrar uma solução”. Ela admira também “a necessidade de sobrevivência da personagem no outro e não egoisticamente na sua própria sobrevivência”.

    Conclui a atriz afrimando que o drama é de uma atualidade intensa: “Hoje em dia, mais do que nunca, há necessidade de que os povos se compreendam. Se isso for pedir muito, que pelo menos eles se falem”.

    *

    É a seguinte a ficha técnica do espetáculo:
    Atores: Maria Fernanda (Blanche Du Bois); Célia Helena (Stella); Mauro Mendonça (Stanley Kowalski) ; Mauricio Nabuco (Mitch) ; Renato Borgh (jovem) ; Ronaldo Daniel (medico) ; Elizabeth Kamder (mulher das flores) ; Cecília Rabelo (Eunice) ‘ Maria Elisia (enfermeira) ; Paulo Barreto (Steve) e outros.
    Direção: Augusto Boal
    Cenários e Fugurinos: Flávio Império
    Iluminação: Ziembinski
    Tradução: Brutos Pedreira

    AUTORIA DESCONHECIDA

    UM BONDE CHAMADO DESEJO
    (1962)