ARTES CÊNICAS » SHOW

ROSA DOS VENTOS (1971)

O show encantado – assim foi chamado o espetáculo que entrou para a história como um dos acontecimentos artísticos mais importantes da década de 70. Rosa dos Ventos foi o primeiro de uma série de shows originados do encontro de Maria Bethânia com o diretor Fauzi Arap, com o cenógrafo/figurinista Flávio Império e com os músicos do Terra Trio.

Montado em 1971, o objetivo era cantar a volta dos brasileiros exilados, sobretudo Caetano Veloso e Gilberto Gil. O roteiro conjugava canções e textos de autores como Fernando Pessoa e Clarice Lispector. Fauzi dividiu o espetáculo em cinco blocos inspirados nos elementos da mandala jungiana: Terra, Água, Eu-difícil (o centro), Fogo e Ar. Em cada um deles, Flávio Império concebeu figurinos específicos para a intérprete, além de túnicas que representavam a qualidade dos elementos para os músicos.

Nos blocos do Eu-difícil e da Água – que, segundo Jung, remete à infância - Flávio reproduziu o vestido de primeira comunhão de Bethânia, amareleceu o tecido, desgastou-o, como se tivesse sofrido a ação do tempo. Para o Ar, elaborou uma indumentária preta com a qual a intérprete dissolvia-se no cenário da mesma cor, de forma etérea. Esta foi, aliás, a última ocasião em que Bethânia utilizou em cena um figurino preto, atendendo a uma recomendação religiosa.

A cenografia era uma espécie de não-lugar onde os elementos interpretados por Bethânia poderiam se manifestar: um palco levemente inclinado, forrado de tecido escuro, que subia pelas paredes. Havia apenas duas entradas laterais mais claras onde eram projetadas imagens - fotografias de Marisa Alvarez Lima, mandalas desenhadas por pacientes da instituição psiquiátrica Casa das Palmeiras e grafismos criados pelo próprio Flávio. O conteúdo de protesto do show passou ileso pela revista de treze censores.

Estréia
15 de juho de 1971
Teatro da Praia
Rio de Janeiro - RJ

Interpretação
Maria Bethânia

Roteiro
Fauzi Arapi

Direção
Fauzi Arap

Direção Musical
Terra Trio

Cenografia
Flávio Império

Figurino
Flávio Império

Realização
Benil Santos

Assistente de Direção
Leina Krespi

FIGURINO
PROJEÇÕES EM CENA
ESTANDARTE
PROGRAMA
DISCO
PERCURSO CURATORIAL

SHOWS DE MARIA BETHANIA