ARTES CÊNICAS » TEATRO

DEPOIS DA QUEDA (1964)

Tendo como base de trabalho o Teatro Maria Della Costa, Flávio Império explora, neste espetáculo, linhas visuais favorecidas pelo formato do palco italiano. Jogando com a perspectiva, desenha um piso multifacetado, dividido em diferentes planos e alturas, fabricando um espaço abstrato que se presta aos vôos desordenados da memória do personagem. Utiliza-se novamente de artifícios de luz, como painéis backlight ou projeções de luz e sombra, na sugestão de diversos espaços e situações pelas quais passa o personagem.

A rubrica do texto orginal indica “cena vazia, sem o mobiliário convencional, nem paredes, nem limites fixos”.

Com um título que traz a nostalgia evocada pelo episódio bíblico da perda do paraíso, Depois da Queda, é um espetáculo em que os pensamentos de um homem tomam vida sobre o palco. O “próspero advogado” Quentin é colocado diante de personagens e acontecimentos de seu passado, revendo e revolvendo relações e decisões de momentos cruciais de sua vida. Um tempo em suspenso, um hiato em que sua memória comanda o enredo.

Personagens se revezam, por livre associação, em um texto de claro traço autobiográfico, no qual participam seus pais, amigos, parceiros, amores e paixões. Inspirada no relacionamento do próprio autor, Arthur Miller, com a atriz Marylin Monroe. A peça enfoca a convivência, o casamento e sua tentativa de salvar essa mulher de um mundo que a banalizava. Projeto de vida que termina em um grande fracasso.

Da memória política vem a decepção diante da covardia de seus pares que não reagem à perseguição anti-comunista, movida pela Comissão de Investigação de Atividades Anti-Americanas. Situação esta que o faz reviver o sofrimento de seus pais, judeus poloneses, ao fugirem do país natal para abrigar-se em terras norte americanas.

Estréia
22 de julho de 1964
Teatro Maria Della Costa
São Paulo - SP

Autoria
Arthur Miller

Tradução
Ênio Silveira
Flávio Rangel

Direção
Flávio Rangel

Direção (assistente)
Delmar Mancuso

Cenografia
Flávio Império

Figurino
Hélio Martinez

Realização
Teatro Popular de Arte

PRODUTOR SANDRO POLLONI ASSISTENTE DE CENA DELMAR MASCUSO CONTRARREGRA BETINHO HÉLIO ...

DEPOIMENTOS

IMAGINEI QUE DEPOIS DA QUEDA DE ARTHUR MILLER PODERIA TER UM ESPAÇO ...

FLÁVIO IMPÉRIO
CENÁRIO
EM CENA
PROGRAMA
REPERCUSSÃO