ARTES CÊNICAS » SHOW

DOCES BÁRBAROS (1976)

“Oh! Que felicidade!”.

Foi com essa interjeição que Caetano Veloso, sentado na plateia do Anhembi (SP) durante o ensaio geral, expressou sua satisfação ao ver subir no palco a rotunda que ambientou o show Os Doces Bárbaros. Planejada para a utilização nos mais diversos locais, inclusive em estádios e ginásios de esporte, a flâmula tinha enormes dimensões. Como num ato teatral, ela surgia inteira no espaço cênico.

Flávio Império, com suas costureiras e auxiliares, emendou parte a parte os tecidos multicoloridos e semitransparentes. A bandeira era tão grande que, em alguns casos, cobria não só o fundo do palco, mas caía sob o urdimento, como uma lona de circo. Flávio simbolizou o ecletismo de Maria Bethânia, Gal Costa, Gilberto Gil e Caetano Veloso por meio do espectro de cores dispostas em faixas horizontais.

No ano de 1976, o show reunia novamente os artistas que iniciaram suas carreiras em apresentações na Bahia e que se dispersaram em meados da década de 60 para seguirem trajetórias singulares. Realizado em tempo recorde – pouco mais de 15 dias de ensaio – o espetáculo unificava a inteligência e irreverência dos amigos em um repertório que ia de sambas de roda tradicionais a experimentalismos sonoros. Flávio, contribuindo visualmente com a proposta, aplicou sobre o fundo colorido uma série de signos geométricos que ora alinhavam-se com os traços horizontais e ora rompiam-nos: estrelas, bandeiras de São João, o raio de Xangô. No centro, uma lua brilhava no céu dos baianos. Sobre o tablado, uma grande Estrela de David simbolizava a liberdade dos quatro artistas.

Estréia
24 de junho de 1976
Palácio das Convenções do Anhembi
São Paulo - SP

Direção
Caetano Veloso

Direção Musical
Gilberto Gil

Cenografia
Flávio Império

Figurino - a confirmar
Flávio Império
Maria Bethânia
Gilberto Gil
Caetano Veloso
Gal Costa

Iluminação
Will Arembepe

Produção
Guilherme Araíújo
MB Produções Ltda
GG Produções Ltda

DIREÇÃO DE CENA NICINHA PRODUÇÃO EXECUTIVA LÉA MILLON CARMELA BUSS ADMINISTRAÇÃO MARIA ...

DEPOIMENTOS

ÀS VEZES, O PROJETO É PARA A SEMANA QUE VEM. EM DOCES BÁRBAROS EU ...

FLÁVIO IMPÉRIO
CENÁRIO
EM CENA
PROGRAMA
DISCO
REPERCUSSÃO
PERCURSO CURATORIAL

SHOWS DE MARIA BETHANIA