Libertas quae sera tamen deu sequência à parceria entre Flávio Império e o Corpo de Baile Municipal, iniciada no ano anterior com o espetáculo O sol do meio dia (*). Experiências que tiveram forte importante influência em seus próximos trabalhos cenográficos, nos quais . Ainda dessa vez, sua colaboração na companhia seria como cenógrafo e figurinista, sendo que na próxima realização conjunta - Absurdos, os doze trabalhos de Flérsules - ele seria responsável pelo roteiro e direção, cenografia, figurinos e iluminação, em um trabalho conjunto com a jovem coreógrafa Suzana Yamauchi, em 1983.
A montagem do Othello é posterior às experiências que tivemos, em dança, no Corpo de Baile Municipal, com os espetáculos "O sol do meio dia" e "Libertas quae sera tamen". De uma certa maneira, aquilo que ele experimentou na dança, me parece, devolveu ao teatro logo em seguida. Em "Othello" você tem a área delimitada pelo chão e as cortinas transparentes, definindo os espaços, que trabalham como veladuras para as cenas que acontecem ora à frente ora atrás delas. Iacov Hillel, em depoimento à equipe do CCSP, 1983.
Produção comemorativa dos 70 anos do Theatro Municipal de São Paulo, livremente inspirado no poema Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meirelles, o roteiro do espetáculo foi elaborado, sob direção de Iacov Hillel, a partir de reuniões que contaram com a participação dos coreográfos Antonio Carlos Cardoso e Luís Arrieta, Flávio Império, o próprio Iacov Hillel e o historiador Hélio Alcântara Pinto. A música de Egberto Gismonti foi especialmente composta para o espetáculo.
Pensando nas procissões e nos enredos das escolas de samba como formas narrativas. Organizamos os poemas numa jornada dividida em seis partes, portanto os temas obedecem uma sequência de alas Cada uma conta os momentos da história: Manhã, meio dia, tarde, crepúsculo, noite e madrugada. Texto sem informação de autoria que figura no programa do espetáculo.
No Sol do meio dia e no Libertas quae sera tamem Flávio trabalhou com Luis Arrieta com quem, segundo Loira Cerroti, sua assistente, aprendeu a criar figurinhos leves para a dança, por isso que Flávio criou os figurinos/carros. Os adereços ficavam em cena enquanto os bailarinos, em vestimentas leves ficavam livres para a coreografai. falar do cenário/figurino/coreografia (mil dicas de arrieta) e falar do macramé do artista plástico Queiroz.
(*)O sol do meio dia, direção artística e coreografia de Antonio Carlos Cardoso, CBM, Teatro Municipal de São Paulo,1980
ASSISTENTE DE ILUMINAÇÃO HERODINO LORETO ASSISTENTE DE COREOGRAFIA ANA ...